Para nós, a sustentabilidade é um ativo e uma preocupação essencial para o desenvolvimento dos nossos negócios


As empresas da Bensaude Distribuição adotam no seu dia a dia, comportamentos responsáveis na gestão do ambiente.

Esse modus operandi intrínseco à nossa atividade advém da consciência de que o desempenho ambiental é parte integrante da nossa responsabilidade social.

A constante procura por um desempenho ambiental de excelência constitui, não apenas num fator distintivo, como também, uma condição fundamental para o desenvolvimento sustentável dos nossos negócios.

Os 4 pilares da sustentabilidade

Está nas nossas mãos proteger a Região Autónoma dos Açores e deixar um legado enriquecido às gerações futuras
Acreditamos que a criação de atividades e negócios mais sustentáveis deve basear-se num trabalho constante e de longo prazo, assente na promoção de 4 pilares fundamentais:
Economia Circular e sem plásticos

Economia Circular e sem plásticos

Construímos uma identidade responsável, focada na reciclabilidade e reutilização dos produtos, na redução do plástico e no combate ao desperdício.
Emissões e alterações climáticas

Emissões e alterações climáticas

Criamos medidas de eficiência energética que visam reduzir as emissões de gases com efeito estufa e potenciam a nossa aposta em recursos naturais.
Sourcing e oferta responsável

Sourcing e oferta responsável

Promovemos a economia local e o sourcing regional atráves de modelos colaborativos. Procuramos ainda, investir na inovação e na promoção de práticas e ofertas responsáveis.
Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

Fazemos parte de projetos sociais, educativos, culturais e de muitas outras naturezas. Investimos na qualificação, no emprego e na promoção do bem-estar no trabalho.

10 princípios orientadores da sustentabilidade na Bensaude Distribuição

Estamos determinados em conciliar o desenvolvimento económico e social com a proteção do ambiente
Planeta Sociedade
Desenvolver Cumprir Melhorar Utilizar Minimizar Avaliar e monitorizar

Desenvolver a Gestão Ambiental, assegurando que os aspetos ambientais são incluídos e ponderados nas análises que conduzem às tomadas de decisão e às medidas estratégicas, de uma forma organizada e sistemática.

Cumprir a legislação e regulamentação ambiental aplicável e os compromissos ambientais subjacentes. Procurar preparar-se antecipadamente para a aplicação de novos requisitos legais e adotar procedimentos ambientalmente responsáveis nos casos em que a legislação é omissa ou inexistente.

Melhorar continuamente o desempenho ambiental das nossas atividades, produtos e serviços. Prevenir e minimizar os impactos ambientais, privilegiando a adoção das melhores técnicas disponíveis.

Utilizar os recursos naturais e a energia, de forma racional e eficiente.

Minimizar a produção de resíduos e priveligiar a redução, reutilização e valorização dos resíduos gerados, ao assegurar que os restantes são encaminhados para o destino final adequado.

Avaliar e monitorizar periódica, sistemática e objetivamente o desempenho ambiental da empresa, tendo como base, os objetivos e metas de gestão pré-estabelecidos.

Influenciar Formar e sensibilizar Cooperar e promover Comunicar

Influenciar os fornecedores de produtos e serviços, a assumir comportamentos e práticas ambientalmente responsáveis.

Formar e sensibilizar ambientalmente todos os colaboradores, de forma a que estejam conscientes das suas responsabilidades individuais e colectivas, na defesa do meio ambiente e da qualidade de vida.

Cooperar e promover a comunicação com entidades exteriores, nomeadamente, com o público em geral para o desenvolvimento de políticas públicas ou privadas que visem a proteção do ambiente.

Comunicar periodicamente, a todas as partes interessadas, a evolução do desempenho ambiental, tendo em vista, o contributo para a melhoria da reputação, imagem e atratividade da empresa, junto dos públicos fundamentais.