Centros de Fabrico dos Açores
Atua segundo os mais elevados padrões de qualidade para valorizar e diferenciar as matérias-primas da região açoriana.

Criada em 2021, assume-se como referência de excelência nos domínios da sustentabilidade, qualidade e inovação.

Dois anos depois, em novembro de 2023, foi inaugurado um complexo industrial com mais de 5000 m2 de área de construção bruta, que agrega as três unidades de produção, em Nordela, Ponta Delgada, ficando assim com uma estrutura industrial única em São Miguel e mantendo a unidade fabril já existente desde 2021, na ilha Terceira. 

Com esta nova construção, os CFA ganham uma escala determinante e relevante para o negócio de exportação. Valoriza a matéria-prima regional e produz segundo os mais rigorosos padrões de qualidade com base no conhecimento da equipa e parceiros de negócio da Bensaude Distribuição.

A missão dos Centros de Fabrico dos Açores é valorizar os Açores, produzindo e transformando com o conhecimento da nossa equipa e parceiros de negócio, criando valor acrescentado nos Açores, aos nossos clientes e aos nossos stakeholders, fomentando uma relação duradoura assente na confiança e nos mais rigorosos padrões da qualidade. Focados nos Açores, mas orientados para o mercado global sem perder o foco na valorização das nossas origens.

O capital social da empresa CFA é detido pelo Grupo Bensaude em 80%, pela SONAE em 10% e também 10% pela Moagem Terceirense.

No total, esta nova fábrica conta com 104 colaboradores, entre eles, 22 técnicos especializados. 




A construção desta avultada estrutura industrial teve em conta vários fatores:

No que concerne ao compromisso com a sustentabilidade e, em particular com as preocupações na redução da pegada ecológica e eficiência energética, a CFA investiu nesta área do projeto 1.710 425,00€. Nesse sentido, a adoção de uma central de frio de última geração, utilizando refrigerantes naturais, designadamente o NH3 (amoníaco), o CO2 (dióxido de carbono) e a água, que sendo determinada pelas questões ambientais e exigências relacionadas com a redução da pegada ecológica, representa também pela melhoria da eficiência energética uma enorme mais-valia: em termos do seu uso, estima-se uma poupança face aos sistemas tradicionais superior a 25%. Também a instalação de painéis fotovoltaicos irá permitir uma produção de 430 000 KWh/ano, evitando assim mais de 230 mil kg/ano de emissões de CO2. Concomitantemente em toda a unidade fabril foram instaladas lâmpadas LED, assim como a implementação de embalamento em ATM (Atmosfera Modificada) e skin pack (bandeja em vácuo), com composição 100% reciclável, e com incorporação de reciclados, designadamente com o reaproveitamento de plástico recolhido dos oceanos.

Atualmente, esta grande unidade fabril responde a todos os requisitos do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). A certificação voluntária e de normas internacionais (NP EN ISO 14001:2015) permite demonstrar o nosso compromisso contínuo com o planeta, através da gestão dos riscos ambientais associados à nossa atividade, com a constante preocupação de reduzir o impacto ambiental. 

Ao nível da inovação, a nova fábrica dispõe de um laboratório próprio para desenvolvimento de novos produtos, experiências, provas e testes sensoriais com painel de provadores, um projeto pioneiro nos Açores, cuja eficiência é a possibilidade de trabalhar um produto a partir daqui, desde o seu início até ao fim de produção. 

Ao nível da qualidade, esta unidade industrial foi concebida para permitir a implementação de um sistema de gestão de segurança alimentar, designadamente a FSSC22000, reconhecida pela Global Food Saphety Initiative (GFSI). 

Estão em curso as certificações para embalamento de produtos DOP (Denominação de Origem Protegida), IGP (Identificação Geográfica Protegida) e BIO (agricultura biológica).



A carne aqui transformada é 100% açoriana e isso só é possível através de parcerias com mais de 50 produtores individuais e associações/cooperativas de carne nos Açores. Ainda como fator de valorização e sustentabilidade, desde 2022 que a CFA tem a certificação de Bem-Estar Animal WELFAIR, transversal a toda a cadeia de produção, desde a produção primária, às unidades de abate, unidades de transformação e por fim os pontos de venda. Desta forma, esta certificação é uma garantia da defesa, respeito e dignidade dos animais, assim como das práticas impulsionadoras de uma produção ética, ponderada e sustentável com os mais altos níveis de segurança alimentar. Contamos até ao final deste ano, ter 45 produtores certificados ao nosso lado. 

Relativamente ao pescado, também ele 100% açoriano, contamos já, ao arranque desta nova unidade, com 12 parceiros locais com embarcações e a Lotaçor para fornecer o melhor peixe até à mesa dos açorianos e além-fronteiras. 

Com um investimento que rondou os 14 milhões de euros, tendo beneficiado de, aproximadamente, 6,3 milhões de euros de apoios comunitários, o Grupo Bensaude, através da Bensaude Distribuição, continua a assumir o compromisso de oferecer produtos de alta qualidade, em condições perfeitas seguindo os parâmetros de segurança mais exigentes, pelos Açores e pelos Açorianos. 

Para Comunicação de Infrações, por favor consulte o link.


Conheça outras empresas